8 maneiras de honrar diversas estruturas familiares na sala de aula de EPI (2023)

8 Ways to Honor Diverse Family Structures in the ECE Classroom (1)

“... E o coelhinho muito sonolento disse: 'Boa noite mamãe, boa noite papai.'”

Uma frase como essa encerrando uma doce história infantil provavelmente não causa nenhuma surpresa. Mas se você é uma criança em idade pré-escolar com duas mães ou uma criança que mora com uma tia, essas linhas familiares estão pintando imagens - e parâmetros - de como é uma família.

Não se engane, famílias com uma mãe e um pai são maravilhosas. Mas outras estruturas familiares também são maravilhosas. Quando as crianças sabem que sua família é diferente do que as histórias representam, elas podem se sentir excluídas ou confusas sobre onde se encaixam e se sua família conta.

A importância de reconhecer diversas famílias

“O ambiente escolar da primeira infância costuma ser a primeira experiência da criança com a diversidade”, diz Dawn Kurtz, Ph.D., diretora de programas daChild360. “A pesquisa mostrou que entre as idades de dois e cinco anos, as crianças percebem as diferenças, como gênero, etnia, deficiências – até mesmo diferenças nas estruturas familiares.”

Isso pode ser uma excelente notícia para os educadores que desejam incutir nos alunos um senso de confiança diante de suas diferenças. Kurtz explica que falar sobre nossas diferenças é benéfico para o desenvolvimento da identidade das crianças, ao mesmo tempo em que promove um senso de curiosidade e apreço por outras pessoas.

“Você está ensinando as crianças sobre o respeito pelos outros. Celebrar a beleza de nossas diferenças ajuda a construir uma comunidade mais forte, diminui o preconceito ou o medo e enriquece nossa sociedade ao criar cidadãos globais em nossos filhos”, diz Kurtz.

Além disso, homenagear diversas famílias em sua sala de aula ajudará as crianças a se sentirem incluídas em seu ambiente de aprendizagem. “Quando as crianças sabem que sua família – as pessoas que mais amam no mundo – são valorizadas e verdadeiramente vistas por seus professores, isso ajuda a enviar a mensagem de que elas pertencem àquela sala de aula”, diz Chelsea Myers, educadora infantil daCentro Infantil Hilltop. “As crianças aprendem melhor nesse ambiente.”

Como o coração da educação é ajudar as crianças a aprender, incluir diversas famílias em sua sala de aula é uma grande meta a ser definida para qualquer sala de aula. Para que suas ideias fluam, pedimos a especialistas em educação infantil que avaliassem o respeito às diversas estruturas familiares.

8 maneiras de criar um ambiente inclusivo para alunos de diversas famílias

1. Reconheça que suas suposições têm peso

Os professores sabem que até os alunos mais jovens são extremamente perspicazes. Isso definitivamente inclui observar o professor. Suas reações às perguntas que as crianças fazem sobre as diferenças que observam nas pessoas ao seu redor, por exemplo, pinte uma paisagem para seus alunos. E em uma idade em que você pode ser um dos únicos adultos com quem eles interagem fora de casa, suas opiniões têm grande impacto.

“Um educador desempenha um papel fundamental em ajudar a moldar como uma criança vê a si mesma, sua unidade familiar e o mundo”, diz Kurtz. “A pesquisa revela que, aos dois anos de idade, os bebês usam observações para classificar quem são ‘suas’ pessoas e mostram preferência com base na cor da pele. Essas conclusões geralmente são aprendidas pelo que eles percebem de seus cuidadores”.

Da mesma forma, explica Kurtz, as crianças fazem conexões sobre como seus cuidadores percebem os sistemas familiares. Se os professores falam sobre famílias exclusivamente em termos de “mãe e pai”, as crianças percebem. Mas mesmo um pouco de consciência vai um longo caminho. Os professores que estão cientes de diversas famílias podem intencionalmente dar exemplos e encorajar as crianças a perceber que cada família é diferente.

“A abordagem mais natural é criar um ambiente que celebre todas as diferenças como um todo”, diz Kurtz.

2. Adicione alguns personagens a ambientes de jogo dramáticos

Se a sua sala de aula tiver uma área de recreação, uma casa de bonecas ou qualquer zona que incentive as crianças a brincar, inclua personagens e bonecos que incentivem a inclusão.

“Ofereça bonecos de persona nas áreas de jogo dramático e exiba pela sala de aula que incluam fotos de pessoas de todo o mundo”, sugere Kurtz. Talvez isso signifique adicionar uma vovó e um vovô à casa de bonecas - ou opções de roupas de fantasia de todo o mundo. De acordo com Kurtz, uma sala de aula que celebra as diferenças em todas as categorias honrará melhor as diversas famílias.

3. Permita que as crianças percebam e falem sobre as diferenças

Isso pode parecer óbvio, mas pode ser complicado saber o que dizer quando um aluno deixa escapar algo que um adulto nunca diria. Mas é muito natural que as crianças façam observações e façam perguntas sobre diferenças de raça, gênero e estrutura familiar.

“Lembre-se, as crianças estão apenas fazendo observações de diferenças – o que faz um menino ou uma menina, diferenças na cor da pele – elas não estão fazendo suposições que se enquadram no que nós, como adultos, conhecemos como racismo ou preconceito”, diz Kurtz. “Cada conversa e interação é uma oportunidade valiosa para começar a apoiar ideias inclusivas e desenvolvimento de identidade no início da vida.”

4. Seja intencional com o tempo da história

“Os livros são uma excelente maneira de começar”, diz Myers, acrescentando que você pode encontrar histórias que apresentam uma contra-narrativa da norma, bem como histórias que descrevem as várias maneiras de constituir uma família. “Esses livros ajudam a validar a vida dos meus filhos, mostram como os outros vivem e iniciam conversas ricas.”

“Existem todos os tipos de famílias, incluindo pais do mesmo sexo e pais multirraciais, que podem ser celebrados e adotados por meio de práticas de sala de aula”, diz Kurtz. Representar diferentes tipos de famílias em livros ilustrados é uma das maneiras mais diretas de mostrar diversas famílias.

5. Convide os membros da família para compartilhar em classe

Qualquer atividade que coloque os familiares de seus alunos no centro das atenções da sala de aula pode ensinar mais do que as palavras jamais ensinarão. Kurtz sugere convidar os membros da família para visitar a sala de aula e compartilhar sobre sua herança. Até mesmo convidar membros da família para participar de um show e contar por um dia - ou para falar sobre uma refeição que eles adoram pode funcionar.

“Todas essas ações ajudam a normalizar a ideia de que todas as nossas famílias não são iguais”, diz Kurtz. Atividades como essas oferecem o bônus adicional de proporcionar a você mais tempo com as famílias de seus alunos. Essas parcerias são conhecidas porapoiando o aprendizado do aluno.

6. Curiosidade do modelo

A curiosidade sobre outras pessoas e suas famílias pode encontrar raízes em uma imaginação incrível. “Ao conversar com as crianças sobre suas brincadeiras, podemos ajudar a abrir seus mundos”, diz Kurtz. “Eles já são tão criativos - se um bebê leopardo pode correr mais rápidoevoar, então pode facilmente ter duas mães.”

Essa é outra maneira em que o ambiente criativo e imaginativo de sua sala de aula pode ter um grande impacto. Sonhe grande, imagine coisas e faça perguntas. “Ao conversar com as crianças sobre sua vida familiar, podemos ser os únicos a modelar a curiosidade sobre os outros, em vez do julgamento”, diz Kurtz. “Podemos fazer perguntas em vez de fazer suposições.”

7. Pesquise recursos gratuitos

Tentar adicionar diversas famílias ao seu currículo ou ambiente de sala de aula pode parecer uma grande tarefa, mas Myers incentiva todos a aproveitar os recursos gratuitos. “Você não precisa reinventar a roda – as pessoas estão trabalhando nisso há muito tempo.”

Para ideias, Myers sugere verificar o site de licenciamento ECE do seu estado. “Eles podem oferecer assistência financeira, calendários de treinamentos ou talvez até listas de livros ou outros recursos de sala de aula.” Expandir seu trabalho dessa maneira pode não parecer fácil, “mas valerá a pena”, diz Myers.

8. Enfatize a importância da família

De certa forma, homenagear diversas famílias se resume à ideia de que toda família é valiosa e importante. As estruturas familiares, não importa como elas se pareçam, são a base sobre a qual seus alunos estão se apoiando. Isso sempre vale a pena encorajar.

“É importante ter uma linha de base para valorizar as famílias que estão em sua sala de aula, mesmo que todas se pareçam com o estereótipo”, diz Kurtz. “Fazer um livro de família a partir de fotos ou exibir fotos das famílias de seus filhos na sala de aula ou na escola é uma maneira de fazer a bola rolar.”

Tornar cada família importante no espaço da sala de aula é uma excelente maneira de incentivar seus alunos a entender e respeitar o valor de todas as famílias e não apenas daquelas que se parecem com suas próprias famílias.

Construindo sobre uma base sólida

Os melhores professores estão sempre indo além para seus alunos. Quando você vê aqueles olhinhos brilhando com compreensão, o esforço extra que você coloca em seu trabalho parece valer a pena. No final, é sobre como eles desenvolvem e abordam suas próprias vidas.

“À medida que essas crianças crescem, quero que saibam que é maravilhoso que as pessoas ao seu redor sejam diferentes”, diz Myers. “Eu também quero que eles saibam que, no entanto, eles fazem uma família mais tarde na vida é maravilhoso.”

A educação é a base para um futuro diversificado e próspero – e embora possa parecer fácil seguir a “Regra de Ouro” de tratar os outros como você gostaria de ser tratado, todos nós temos nossos pontos cegos. Uma maneira de corrigir isso é matricular-se em um programa de EPI que desafie os alunos a reconhecer esses preconceitos. Saiba mais em nosso artigo, “5 maneiras pelas quais os alunos de ECE do Rasmussen College são equipados para educar em um mundo diverso.”

FAQs

Como deve ser as relações entre as famílias e a escola? ›

Ambas devem trabalhar em conjunto e se apoiar mutuamente. Sem a escola, a família não consegue suprir as necessidades educacionais e, sem a família, a escola não é capaz de oferecer todo o suporte emocional e afetivo que as crianças precisam para se desenvolver.

O que pode ser feito para fomentar a parceria entre escola e família? ›

Enviar vídeos, ou tutoriais escritos, ou áudios, para apoiar pais e responsáveis na orientação ao estudante no contexto familiar, na realização de tarefas para casa, para algum estudo necessário que se consolidará em sala da aula, no estudo híbrido por exemplo, em uma sala de aula invertida, entre outros.

Como preservar os docentes brasileiros nas diversas manifestações de violência no ambiente escolar? ›

Violência na escola: táticas de prevenção

Em primeiro lugar, é fundamental preparar todo o corpo docente, proporcionando qualificação para que os professores e os educadores saibam identificar tipos de violência em estágio inicial, assim como solucionar conflitos antes que eles escalem para um comportamento agressivo.

O que fazer com um aluno que agride o outro? ›

Quando um aluno diz ao professor que foi ameaçado por um colega, é preciso intervir. Chame a criança que fez a ameaça para uma conversa, para descobrir os porquês por trás do comportamento agressivo. Dois cuidados são importantes neste momento: Chame o aluno para conversar em particular.

Como trabalhar com as famílias na escola? ›

Família na escola: 8 ações para trazê-la para mais perto | Escola da Inteligência
  1. Faça reuniões periódicas. ...
  2. Realize atividades pedagógicas com a participação das famílias. ...
  3. Ofereça palestras e workshops para as famílias. ...
  4. Reinvente os eventos oficiais. ...
  5. Estabeleça canais de comunicação e divulgação das atividades.
Aug 4, 2021

Qual a importância da participação da família na gestão da escola? ›

A participação da família corresponde aos ideais pedagógicos da gestão democrática participativa e na compreensão que, o trabalho conjunto, pode trazer muitos benefícios à escola e aos alunos, garantindo uma prática educativa que de fato promova aprendizagem e produza bons resultados na formação dos cidadãos.

Por que é importante a participação dos pais na escola? ›

A participação dos pais na vida escolar dos seus filhos é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, bem como para os desenvolvimentos acadêmico, profissional, social e pessoal dos alunos.

Como estreitar as relações com os pais dos alunos? ›

Como estreitar a relação entre a escola e os pais dos alunos?
  1. Crie canais de comunicação com os pais. ...
  2. Planeje eventos para receber as famílias na escola. ...
  3. Considere essa aproximação um desafio de todos os profissionais.

O que Paulo Freire fala sobre a importância da família na escola? ›

Filhos não devem imitar cegamente os pais, mas os mesmos devem testemunhar ações coerentes entre o que se prega e o que se faz, ficando clara a busca com humildade e com trabalho, da educação em uma perspectiva ética e democrática, não assumindo atitudes puritanas. “Moral, sim, moralismo não” (FREIRE, 2000, p. 38).

Quais são os 7 tipos de violência? ›

Resumidamente, são eles:
  • I - violência física. Conduta que ofende a integridade ou saúde corporal;
  • II - violência psicológica. ...
  • III - violência sexual. ...
  • IV - violência patrimonial. ...
  • V - violência moral.
Mar 8, 2018

Como evitar a violência no ambiente escolar? ›

Listamos abaixo 10 dicas para prevenir o bullying e a violência na escola:
  1. Campanhas;
  2. Palestras;
  3. Atividades preventivas;
  4. Jogos colaborativos;
  5. Vivências entre os alunos;
  6. Rodas de conversa;
  7. Ações educativas.

Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz? ›

10 iniciativas para prevenir e lidar com a violência nas escolas
  1. Mediação de conflitos. ...
  2. Aplicar cultura de paz. ...
  3. Comunicação não violenta (CNV) ...
  4. Incentivo à afetividade. ...
  5. Grupos de ajuda formados por estudantes. ...
  6. Gestão democrática. ...
  7. Incentivar que alunos não sejam indiferentes ao bullying. ...
  8. Jogos cooperativos.
Apr 5, 2022

Como punir a indisciplina na escola? ›

Escolas vêm mudando a forma de punir os estudantes que não seguem regras. Em vez das conhecidas suspensões e advertências, os indisciplinados agora são colocados para organizar espaços como a biblioteca, arrumar a sala de aula, limpar o pátio ou ajudar um colega mais novo.

Como chamar a atenção de alunos indisciplinados? ›

Como chamar a atenção de alunos indisciplinados em vez de levantar a voz
  1. Bater palmas ou estalar os dedos. ...
  2. Toca aqui. ...
  3. Apagar as luzes. ...
  4. Inclua e busque ajudar os alunos difíceis. ...
  5. Use frases encorajadoras e motivacionais. ...
  6. Envie relatórios de progresso para os pais. ...
  7. Use jogos e atividades lúdicas. ...
  8. Estabeleça regras.
Sep 18, 2022

Como trabalhar o tema família em grupo? ›

Conhecendo tradições das famílias do grupo

Para começar, convide as famílias a conversar com as crianças sobre esse assunto a partir da leitura de um livro. Após a história, proponha aos pais ou responsáveis falarem sobre a cultura de sua família, de modo que as crianças percebam aspectos das tradições familiares.

Como deve ser a relação família e escola na educação infantil? ›

É preciso que escola crie espaços para a troca com a família, tanto no dia a dia, como em momentos específicos como nas entrevistas iniciais, reuniões e eventos. Nessa parceria há informações importantes que a família precisa contar às professoras, entre elas aquelas que são relevantes para o dia da criança na escola.

Qual o objetivo de trabalhar a família na educação? ›

OBJETIVO GERAL

Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando atividade que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares.

Como desejamos a participação da família em nossa escola? ›

A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.

Qual é o papel da família? ›

Cuidado com as crianças: as famílias criam a próxima geração para serem membros produtivos da sociedade. As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados.

Qual é a importância dos valores da família em nossa vida? ›

Por isso, os valores familiares são tão relevantes. Uma família que negligencia o ensinamento de determinados valores, como respeito, amor ao próximo, empatia, honestidade, está deixando um vazio no qual a criança terá sua personalidade influenciada por outros, como amigos, vizinhos e colegas.

Como é que pode preparar os professores para envolver os pais nas atividades escolares o que pode ser sugerido para que isso aconteça? ›

É possível realizar reuniões de pais e professores através de videochamadas, por exemplo. Além disso, a escola pode designar uma equipe de acompanhamento para estar sempre em contato com os pais dos alunos, realizando videochamadas para orientar, tirar dúvidas e avaliar o funcionamento dos processos implementados.

O que a escola deve fazer para incentivar a participação dos pais na vida escolar de seus filhos? ›

Com certeza, uma das principais maneiras de incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos é promover a proximidade. Para diminuir a distância entre escola e família e engajar os pais na vida escolar dos filhos, em primeiro lugar, é necessária a efetividade em comunicação escolar.

O que os pais podem fazer para ajudar os filhos na escola? ›

Estimular o hábito da leitura é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para ajudar seus filhos a irem bem na escola – e, também, na vida. A importância da leitura é imensurável. Ler ajuda as crianças em qualquer uma das matérias – mesmo a matemática.

O que pode ser feito para melhorar a convivência na escola? ›

Acompanhe a seguir 4 medidas que podem contribuir sensivelmente para melhorar a convivência no âmbito escolar.
  1. Crie espaços de diálogo. ...
  2. Promova programas de integração. ...
  3. Desenvolva espaços acolhedores para todos. ...
  4. Trabalhe por um currículo plural.
Apr 4, 2022

Como interagir com a família? ›

Promova encontros, estreite a comunicação e deixe os canais de contato abertos. Esse tipo de atitude faz com que as famílias se sintam mais confiantes em relação à escola — o que também será refletido no desempenho dos pequenos.

Como melhorar as relações na escola? ›

4 dicas para evitar atritos interpessoais na escola
  1. 1.Faça um planejamento e aja preventivamente. ...
  2. Incentive o diálogo. ...
  3. Promova a união para evitar atritos na escola. ...
  4. Implemente uma gestão escolar transparente e colaborativa.
Sep 23, 2020

Qual é a importância do diálogo entre família e escola? ›

Através do diálogo constante entre família e escola, é possível compreender melhor as crianças, suas vivências, abrangendo suas potencialidades, gostos e suas dificuldades. A relação dialógica, contribuirá para aprimorar o processo de “cuidar e educar” os educandos.

O quê Vygotsky diz sobre a família e a escola? ›

Vygotsky em uma das suas três teorias sobre a interação escola-família defende: O princípio de contínua interação entre a base biológica do comportamento e as mutáveis condi- ções sociais; os fatores biológicos preponderam sobre os sociais apenas no início da vida.

O que diz Piaget sobre família e escola? ›

G Piaget propõe uma escola onde pais e professores auxiliem na educação das crianças, de forma que se torne paralelo o papel de ambos; Promovendo um respeito mutuo, assim garantindo um vinculo onde estes podem se comunicar sem receios.

Quais são os 8 tipos de violência? ›

Saiba reconhecer 8 formas de violência contra a mulher
  • Violência física. ...
  • Violência psicológica. ...
  • Violência sexual. ...
  • Violência patrimonial. ...
  • Violência moral. ...
  • Violência institucional. ...
  • Violência de gênero. ...
  • Violência doméstica e familiar.
Mar 1, 2021

Quais são as 5 violências? ›

Essa lei prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Quais são os 5 tipos de violência no Brasil? ›

Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial − Capítulo II, art. 7º, incisos I, II, III, IV e V.

Qual é a prevenção da violência? ›

Prevenção da violência - Pesquisas, diagnósticos e análises

Assim, políticas de prevenção da violência se apresentam como ferramentas complementares à repressão, pois envolvem diretamente os cidadãos e suas vidas cotidianas, com ações voltadas à garantia de direitos associadas à prevenção da violência.

O que devemos fazer para prevenir a violência? ›

Sete estratégias para prevenir a violência
  1. Desenvolver relações seguras, estáveis e saudáveis entre crianças e seus pais e cuidadores;
  2. Desenvolver habilidades de vida em crianças e adolescentes;
  3. Reduzir a disponibilidade do uso danoso de álcool;
  4. Reduzir o acesso a armas, facas e pesticidas;
Jan 3, 2017

Quais são as principais causas da violência na escola? ›

Resultado/Discussão: A violência protagonizada nas salas de aula possuem diversas causas como: a transferência do papel dos pais na educação de seus filhos e o consequente acúmulo de funções por parte do educador; a falta ou insuficiência de políticas públicas, resultando num sentimento de incapacidade por parte dos ...

Como trabalhar o combate à violência na educação infantil? ›

Faça atividades que promovam o respeito e a empatia

O respeito e a empatia são fundamentais para evitar a violência entre alunos. Assim, eles entendem que cada pessoa é única e que deve ser respeitada. Para isso, é ideal trabalhar com atividades em grupo, assim, cada um deve respeitar o outro.

Como lidar com a violência? ›

Falar com clareza, sem esconder, é a melhor forma de educar”, diz o policial. E falar claramente não se restringe a estratégias de ação frente às situações de risco, conforme a psicóloga Mariza Bregola de Carvalho, terapeuta familiar.

O que é violência extrema? ›

São atos violentos, nos quais se fez uso da força física de forma intencional, não-acidental, com o objetivo de ferir, lesar, provocar dor e sofrimento ou destruir a pessoa, deixando, ou não, marcas evidentes no seu corpo.

O que fazer com aluno que atrapalha a aula? ›

Para lidar com essas situações, é preciso atuar na causa, e não nas consequências. Em vez de criar mecanismos de vigilância e controle para acabar com a agitação (consequência), vale discutir com os alunos os reais motivos desse comportamento, buscando identificar e corrigir o que vai mal (causa).

Quais são as regras de convivência na sala de aula? ›

Regras de convivência na Escola
  • Chegar à escola no horário.
  • Ser comportado.
  • Prestar atenção às explicações do professor.
  • Obedecer aos professores.
  • Não jogar lixo no chão.
  • Ter postura correta ao sentar.
  • Não conversar sem necessidade.
  • Fazer a tarefa de casa.
Mar 15, 2018

Quais as estratégias que um professor deve ter para conter a indisciplina em classe? ›

Dicas para diminuir a indisciplina
  1. Defina regras para reduzir a indisciplina na escola. ...
  2. Seja o maior exemplo dentro da escola. ...
  3. Não seja bonzinho o tempo todo. ...
  4. Desenvolva aulas inovadoras e atrativas. ...
  5. Envolva os alunos em atividades de cooperação. ...
  6. Tenha calma. ...
  7. Negocie. ...
  8. Um aluno indisciplinado é um desafio.
Mar 21, 2022

Como lidar com alunos bagunceiros? ›

5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas
  1. Reconheça as qualidades dos alunos difíceis. Expresse positividade diariamente para cada um de seus alunos. ...
  2. Use frases encorajadoras durante a aula. ...
  3. Enxergue o “pior aluno” como o melhor. ...
  4. Envie relatórios de progresso para os pais. ...
  5. [EXTRA] Use jogos!
Apr 27, 2015

Porque não gritar com os alunos? ›

Além do fato de ninguém conseguir se comunicar efetivamente no meio de gritarias, a prática pode ser prejudicial à saúde dos educadores. Isso porque um dos principais instrumentos de trabalho do professor é sua própria voz. O esforço de falar mais alto que os estudantes pode provocar danos permanentes às cordas vocais.

Qual a importância da parceria entre escola família e sociedade? ›

Qual A Importância Da Parceria Entre Escola, Família E Sociedade? A parceria entre escola, família e sociedade é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Qual é a importância da relação interpessoal na família na escola e na comunidade? ›

Há muitos benefícios na proximidade entre a família e a escola. Um deles é poder alinhar as expectativas juntos, por meio de um diálogo aberto. O objetivo comum dessa relação é oferecer à criança boas condições de desenvolvimento e aprendizagem.

Como trabalhar a importância da família na educação infantil? ›

A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.

Como trabalhar o diálogo em sala de aula? ›

Convide dois alunos para vir à frente da sala e iniciarem uma conversa. Dê tempo para eles pensarem antes da apresentação. Finalizado o planejamento, peça que a sala preste atenção ao diálogo. Certifique de que ao final da apresentação todos ouviram bem, entenderam as palavras.

Qual a importância do diálogo dentro da sala de aula? ›

Os benefícios do diálogo para os alunos é que eles aprendem mais sobre si mesmos, os outros e o mundo. Ele promove a reflexão, a autonomia de pensamento, a criticidade, a defesa de seus posicionamentos, a valorização das diferenças e a resolução de problemas (dos mais simples aos mais complexos).

Quais são os valores que podemos aprender com a família? ›

Vamos ver alguns alguns dos principais valores que devem ser passados pela família e como isso pode ser feito da forma mais natural possível.
  1. Honestidade. ...
  2. Responsabilidade. ...
  3. Humildade. ...
  4. Cortesia. ...
  5. Solidariedade. ...
  6. Tolerância às diferenças. ...
  7. Limites. ...
  8. Perseverança.

O que não faz parte das estratégias que podem ser promovidas no contexto familiar? ›

A resposta certa é a letra "C" (Realizar o maior número possível de atividades na escola.)

Como o professor deve conversar com os pais? ›

A comunicação escolar com pais da Educação Infantil deve ser dinâmica, clara, segura e frequente. As informações transmitidas são fundamentais para o bem estar dos alunos e de uma sala de aula mais harmônica.

O que é relações interpessoais na família? ›

O que é o relacionamento interpessoal:

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Virgilio Hermann JD

Last Updated: 16/11/2023

Views: 5787

Rating: 4 / 5 (41 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Virgilio Hermann JD

Birthday: 1997-12-21

Address: 6946 Schoen Cove, Sipesshire, MO 55944

Phone: +3763365785260

Job: Accounting Engineer

Hobby: Web surfing, Rafting, Dowsing, Stand-up comedy, Ghost hunting, Swimming, Amateur radio

Introduction: My name is Virgilio Hermann JD, I am a fine, gifted, beautiful, encouraging, kind, talented, zealous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.