Bom dia.
Senadora Lindsey Grahamcondenou seu colega republicanoMarjorie Taylor Greene como "terrivelmente irresponsável" ontem, depois que a congressista de extrema-direita defendeu o guarda aéreo nacional acusado de vazar documentos de inteligência do Pentágono.
Falando no programa This Week da ABC, Graham disse que os vazamentos "fizeram muitos danos à nossa posição" e criticou "aqueles que estão tentando adoçar isso na direita".
Taylor Greene, um conhecido teórico da conspiração e negador das eleições que foi controversamente nomeado para o comitê de segurança interna em janeiro, sugeriu na quinta-feira que Jack Teixeira, um aviador da guarda nacional aérea que foi acusado pela Lei de Espionagem depois de supostamente vazar centenas de documentos secretos de defesa, foram tratados injustamente.
“Existem militares servindo hoje da Geórgia e de outros lugares que estão menos seguros por causa do que esse aviador fez”, disse Graham à ABC.
“Não há justificativa para isso, e para qualquer membro do Congresso sugerir que não há problema em vazar informações classificadas porque você concorda com a causa é terrivelmente irresponsável e coloca a América em sério perigo.”
O que Greene disse?“Teixeira é branco, homem, cristão e antiguerra. Isso o torna um inimigo do regime de Biden. E ele disse a verdade sobre tropas na Ucrânia e muito mais”, disse Greene, congressista da Geórgia, no Twitter. “Pergunte a si mesmo quem é o verdadeiro inimigo? Um jovem guarda nacional de baixo escalão? Ou o governo que está travando uma guerra na Ucrânia, uma nação não pertencente à Otan, contra a Rússia nuclear sem poderes de guerra?”
Alguém mais concorda com ela?Sim. Outras figuras de direita também defenderam Teixeira, com Tucker Carlson, o influente apresentador da Fox News, elogiando-o como alguém que “disse aos americanos o que realmente está acontecendo na Ucrânia”.
Juiz adia julgamento de Dominion e Fox News em meio a relatos de negociações de acordo

O julgamento no processo de difamação de US $ 1,6 bilhão entre a Dominion Voting Systems e a Fox começará um dia depois do previsto, anunciou o juiz que supervisiona o caso na noite de ontem, horas antes do início dos argumentos iniciais na segunda-feira eem meio a relatos de negociações de acordo.
O julgamento foi remarcado para começar amanhã. Eric Davis, o juiz do tribunal superior de Delaware que supervisiona o caso, não disse por que o julgamento estava sendo adiado. “O tribunal decidiu continuar o início do julgamento, incluindo a seleção do júri, até terça-feira, 18 de abril de 2023, às 9h. Farei tal anúncio amanhã [segunda-feira] às 9h no tribunal 7E”, disse ele em comunicado divulgado por um porta-voz do tribunal.
O Wall Street Journal, citando uma pessoa familiarizada com o assunto, informou ontem que a Fox fez uma pressão tardia para resolver o caso fora do tribunal. A Reuters também informou que o atraso se deveu às negociações do acordo, segundo uma fonte familiarizada com a situação, assim como o Washington Post, citando duas fontes. Os porta-vozes da Fox e da Dominion não retornaram imediatamente um pedido de comentário.
Espera-se que o julgamento seja um sucesso de bilheteria, com os principais executivos da Fox, Rupert e Lachlan Murdoch, testemunhando pessoalmente, junto com os apresentadores da Fox, Sean Hannity, Tucker Carlson, Maria Bartiromo e Jeanine Pirro.
O que Dominion espera obter com o caso?A Dominion está pedindo a um júri de Delaware que conceda $ 1,6 bilhão em danos porque diz que a Fox conscientemente ou imprudentemente desconsiderou a verdade quando transmitiu mentiras bizarras sobre seu equipamento de votação. A lei dos EUA estabelece um padrão muito alto para vencer um processo por difamação e os casos raramente vão a julgamento. O caso da Dominion, dizem os especialistas, é extraordinariamente forte.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken,pediu um cessar-fogo imediatono Sudão e um retorno às negociações para colocar o país de volta nos trilhos de um governo liderado por civis.
Pelo menos 97 pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas em confrontos que se espalharam pelo Sudão desde sábado, quando eclodiram combates entre unidades do exército leais ao general Abdel Fattah al-Burhan, chefe do Conselho Soberano de governo de transição do Sudão, e as Forças de Apoio Rápido paramilitares ( RSF), liderado pelo Gen Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti, que é vice-chefe do conselho.
Falando na cúpula dos ministros das Relações Exteriores do G7 no Japão, Blinken disse: “Há uma profunda preocupação compartilhada sobre os combates, a violência que está ocorrendo no Sudão, a ameaça que isso representa para os civis, que representa para a nação sudanesa e potencialmente representa até mesmo para a região.
“Também existe uma opinião fortemente mantida por todos os nossos parceiros sobre a necessidade de um cessar-fogo imediato e um retorno às negociações. Conversas que foram muito promissoras para colocar o Sudão no caminho de uma transição completa para um governo liderado por civis.
“As pessoas no Sudão querem os militares de volta aos quartéis, querem democracia, querem um governo liderado por civis. O Sudão precisa voltar a esse caminho.”
O que está acontecendo no Sudão?A violência foi provocada por um desacordo sobre a integração do RSF nas forças armadas como parte de uma transição para o governo civil para acabar com a crise político-econômica desencadeada por um golpe militar em 2021. Como os confrontos continuaram, a OMS disse que os hospitais foramficando sem suprimentos médicos.
Em outras notícias …

Pelo menosquatro pessoas foram mortas, incluindo um jogador de futebol do ensino médio, em um tiroteio em uma festa de aniversário realizada dentro de um estúdio de dança na pequena cidade de Dadeville, Alabama, disseram a polícia estadual e a mídia local.Os policiais não disseram imediatamente se um suspeito estava sob custódia.
O ex-presidente americano Bill Clinton, o ex-taoiseach Bertie Ahern e os ex-primeiros-ministros do Reino Unido Tony Blaire Rishi Sunak estarão em Belfast para umconferência de três dias sobre o futuro da Irlanda do Norte.Hillary Clinton, que é reitora da Queen's University, dará início aos eventos.
Um grupo de produtos químicos tóxicos PFAS que a indústria afirma ser seguro para uso em embalagens de alimentos é preocupante e representa uma ameaça à saúde porque pode se decompor e acabar em alimentos e bebidas, umachados de estudos revisados por pares.Pesquisadores dizem que o artigo destaca anecessidade de proibir o uso de PFAS em embalagens de alimentos.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, deve chegar a Brasília na segunda-feira para conversas com seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, no último de uma série de encontros bilateraisprovavelmente vai irritar os EUA.Lavrov chega no momento em que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, retorna de uma visita de Estado à China
Estatística do dia: 2 milhões de centavos no valor de $ 200.000 roubados de caminhão na Filadélfia, diz a polícia

Aproximadamente2 milhões de moedas, ou o equivalente a US $ 200.000, foram retirados de um trailer de trator em um estacionamento do complexo de shopping centers Philadelphia Mills, no nordeste da Filadélfia, na manhã de quinta-feira. De acordo com a polícia, o motorista do caminhão pegou $ 750.000 em moedas de dez centavos na Casa da Moeda dos EUA na Filadélfia e depois estacionou o caminhão no estacionamento do shopping na noite de quarta-feira. O motorista planejava transportar as moedas, organizadas em 15 paletes contendo US$ 50.000 cada, para a Flórida, informou a CBS. No entanto, alguém invadiu o caminhão durante a noite usando um alicate e roubou aproximadamente $ 200.000 em moedas. A polícia disse que o motorista foi para casa descansar e que ainda não está claro se ele enfrentará acusações. Segundo as autoridades, a limpeza levou horas, pois foram encontradas moedas espalhadas pelo estacionamento.
Não perca: em um estado liberal dos EUA, meu aborto que salvou vidas custou US$ 55.000

“Em 27 de janeiro, eu estava com menos de seis semanas de gravidez, mas à tarde eu estava no pronto-socorro e fui diagnosticada com uma gravidez ectópica, o que significa que ela havia se implantado fora do útero – no meu caso, perto da abertura da minha trompa de falópio direita. , que estourou”, escreve Robin Buller. “A gravidez, como acontece com todas as gestações ectópicas, não era viável. Ele precisaria ser abortado cirurgicamente, e rápido, para parar o sangramento interno e prevenir infecções, que podem ser fatais. Em termos mais simples, eu faria um aborto e isso salvaria minha vida. Quando fui levado para a sala de cirurgia, fiquei aliviado por não morar em um dos 13 estados que proibiram o aborto desde que a Suprema Corte dos EUA decidiu derrubar Roe v Wade em junho passado, mas no final de tudo,Recebi uma cobrança de mais de $ 55.000.”
Verificação do clima: 'De mal a pior' - a seca coloca os hospitais do Quênia sob pressão

O Quénia, a Etiópia e a Somália estão a viver a suapior seca em 40 anos, com sua sexta estação chuvosa fracassada consecutiva. Espera-se que o número de pessoas no Quênia enfrentando fome severa suba para 5,4 milhões este ano, especialmente no norte do país, onde cerca de 95% das fontes de água de superfície secaram. O condado de Garissa está entre as regiões mais atingidas e hordas de pessoas se mudaram do campo para a cidade de Garissa, que fica às margens do rio Tana. A água sempre foi um problema no hospital Modogashe, localizado ao longo de uma estrada poeirenta e ventosa. Mas a situação piorou muito nos últimos três anos, pois os rios próximos que forneciam água secaram. Depende do fornecimento de água por estrada – o que pode ser pouco frequente porque não há caminhões suficientes.
Última coisa: Dia de Bruce Springsteen - homenagem em Nova Jersey após diagnóstico de Covid

New Jersey celebrará em 23 de setembroDia de Bruce Springsteenpela primeira vez, uma medida anunciada pelo governador, Phil Murphy, um dia depois que o cantor e sua esposa, Patti Scialfa, testaram positivo para a Covid-19. “Bruce Springsteen é um dos músicos mais icônicos e influentes – e dos habitantes de Nova Jersey – de todos os tempos”, disse Murphy, um democrata, no sábado no American Music Honors, um evento no Bruce Springsteen Archives and Center for American Music em Monmouth. Universidade em West Long Branch. O governador acrescentou: “É importante que reconheçamos Bruce por tudo o que ele fez e continuará a fazer, desde nos dar o presente de sua música até emprestar seu tempo às causas próximas ao seu coração, incluindo fazer … os compositores e cantores de amanhã.”
Inscrever-se
Inscreva-se para o briefing matinal dos EUA
First Thing é entregue em milhares de caixas de entrada todos os dias da semana. Se você ainda não se inscreveu,Inscreva-se agora.
Entrar em contato
Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre qualquer um de nossos boletins, envie um e-mail paranewsletters@theguardian.com